segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Polímeros de Condensação - Exemplos

Só recapitulando: Esses polímeros são formados a partir de monômeros iguais ou diferentes, havendo eliminação de moléculas simples (H2O, NH3 etc).

OBS: Para melhor visualização das imagens, pode-se clicar em cima delas.


  • Polifenol ou Baquelite: É obtido pela condensação do fenol com o formaldeído (metanal). No primeiro estágio da reação, forma-se um polímero predominantemente linear, de massa molecular relativamente baixa, conhecido como novolae. Ele é usado na fabricação de tintas, vernizes e colas para madeira. A reação, no entanto, pode prosseguir, dando origem à baquelite, que é um polímero tridimensional. A baquelite é o mais antigo polímero de uso industrial (1909) e se presta muito bem à fabricação de objetos moldados, tais como cabos de panelas, tomadas, plugues etc.

  • Polímero uréia-formaldeído: É um polímero tridimensional obtido a partir da uréia e do formaldeído. Quando puro é transparente, e foi por isso usado como o primeiro tipo de vidro plástico. No entanto, ele acaba se tornando opaco e rachando com o tempo. Este defeito pode ser evitado pela adição de celulose, mas ele perde sua transparência, sendo então utilizado na fabricação de objetos translúcidos. Esse polímero é também usado em vernizes e resinas, na impregnação de papéis. As resinas fenol-formaldeído e uréia-formaldeído são usadas na fabricação da fórmica.

  • Polímero melamina-fomaldeído ou Melmae: É de estrutura semelhante à anterior, porém, trocando-se a uréia1 pela melamina2 (veja a estrutura abaixo). Foi muito utilizada na fabricação dos discos musicais antigos.

  • Poliésteres: Resultam da condensação de poliácidos3 (ou também seus anidridos e ésteres) com poliálcoois4. Um dos poliésteres mais simples e mais importantes é obtido pela reação do éster metílico do ácido tereftálico com etileno-glicol. É usado como fibra têxtil e recebe os nomes de terilene ou dacron. Em mistura com outras fibras (algodão, lã, seda etc) constitui o tergal.

Outro poliéster importante é o gliptal, obtido pela reação entre o anidrido ftálico5 e a glicerina6 e muito usado na fabricação de tintas secativas ou não. Os poliésteres também são utilizados na fabricação de linhas de pesca, massas para reparos, laminados, filmes etc.


  • Poliamidas ou Nylons: Estes polímeros são obtidos pela polimerização de diaminas7 com ácidos dicarboxílicos8. Os nylons são plásticos duros e têm grande resistência mecânica. São moldados em forma de engrenagens e outras peças de máquinas, em forma de fios e também se prestam à fabricação de cordas, tecidos, garrafas, linhas de pesca etc. O mais comum é o nylon-66, resultante da reação entre a hexametilenodiamina (1,6-diamino-hexano) com o ácido adípico (ácido hexanodióico).


Outros importantes são o nylon-6 ou perlon, obtido por aquecimento da caprolactama, e o nylon-10, obtido pela condensação de um aminoácido, o ácido 11-amino undecanóico.



---------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Vocabulário

1. Ureia: Composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula (NH2)2CO, com um ponto de fusão de 132,7 °C. É tóxica e também pode ser encontrada no corpo humano (produzida pelo fígado), sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina.

2. Melamina: Substância alcalina (básica), com 66% de sua massa composta de nitrogênio.

3. Poliácidos ou ácidos polipróticos: São bases ou radicais básicos capazes de neutralizar diversas moléculas de um radical ácido. Possuem mais do que um átomo de hidrogênio que irão ser cedidos, em ionizações seguidas.

4. Poliálcoois: Substâncias que possuem diversos grupamentos da função álcool. (COH) - grupamento carbonila.

5. Anidridos: Compostos resultantes da desidratação de ácidos. Anidrido ftálico é o anidrido do ácido ftálico de fórmula química C8H4O3.Ele dissolve-se em álcool e alguns outros solventes orgânicos.

6. Glicerina: Também designada de glicerol ou 1,2,3-propanotriol, é um álcool de fórmula molecular CH2OH-CHOH-CH2OH. É um líquido viscoso, incolor, doce (aspecto xaroposo) e higroscópico ao ar. É miscível com a água e com álcool, mas insolúvel em alguns solventes orgânicos como hidrocarbonetos e éteres.

7. Diamina: Um tipo de poliamina (substância orgânica presente tanto em plantas , animais e microorganismos) em cujas moléculas existem exatamente dois grupos de -NH2 unidos a um ou dois carbonos de radicais de hidrocarbonetos.

8. Ácidos dicarboxílicos: Compostos orgânicos que apresentam em sua estrutura dois grupos funcionais carboxila [grupamento orgânico (−COOH), presente nesse ácidos].


Por: Daiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores