segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Curiosidade: Policarbonato compacto


O policarbonato compacto é produzido a partir de polímeros de carbonos.

Utilização

Processo para a cristalização de um poliéster aromático amorfo à base de naftalato

"Processo para a cristalização de um poliéster aromático amorfo à base de naftalato". Grânulos de poli(naftalato de etileno) revestidos com um carbonato de alquileno, tais como, carbonato de etileno ou carbonato de propileno, se cristalizam mais rapidamente e em temperatura mais baixa que grânulos não revestidos, reduzindo a tendência dos grânulos para se grudarem uns aos outros durante o processo de cristalização antes de polimerização em estado sólido.

Método de recuperação de carbonato de propileno

Expõe-se um método de recuperação de um carbonato de alquileno cíclico, tal como carbonato de propileno, a partir de uma corrente de efluente de um processo no qual o carbonato de alquileno cíclico remove um material orgânico de revestimento fotoprotetor de um substrato. O efluente é um efluente de carbonato de alquileno cíclico, por exemplo, um efluente de carbonato de propileno, do carbonato, água e sólidos poliméricos. No processo de recuperação o efluente de carbonato de alquileno cíclico é alimentado a um permutador de calor separado em água e produtos voláteis e  carbonato cíclico. Isto reduz a concentração de água no carbonato de alquileno cíclico a um nível que é suficientemente baixo para evitar substancialmente a hidrólise do carbonato de alquileno cíclico ao glicol correspondente. O carbonato de alquileno cíclico desaguado é evaporado, a fim de se separar o carbonato de alquileno cíclico de materiais de alto ponto de ebulição e sólidos poliméricos. O carbonato de alquileno cíclico desaguado é separado em uma fração de carbonato de alquileno cíclico e  uma fração de sólidos de revestimento fotoprotetor. As frações de materiais de revestimento fotoprotetor contém material de revestimento fotoprotetor no carbonato de alquileno. A fração de carbonato de alquileno cíclico é subsequentemente separada em um meio de fracionamento, em uma fração de alquileno glicol de pressão de vapor mais elevada e uma fração de carbonato de alquileno de pressão de vapor mais baixa.

Processo para a preparação de um polímero de poli(carbonato de alquileno)

Esta invenção refere-se a um processo aperfeiçoado para a preparação de polímero carbonato de poli(alquileno) pela reação de óxido de alquileno com, dióxido de carbono e/ou um carbonato de alquileno auma temperatura e pressão elevadas. O aperfeiçoamento compreende conduzir a dita reação na presençade uma mistura catalisadora que compreende um catalisador alcalino e um composto estanato. É preferível empregar seja óxido de etileno ou óxido de propileno porque eles são geralmente os mais reativos e dão origem a menos sub-produtos. Destes dois, óxido de etileno é o mais preferido. É também preferível empregar seja estanato de sódio ou estanato de potássio como o composto estanato e carbonatode potássio, metaborato de sódio, hidróxido de potássio ou metaborato de potássio como o catalisadoralcalino.

PROPRIEDADES

Leve - Flexível - Durável - Transparente resistente ao impacto
O Policarbonato caracteriza-se por possuir alta transparência, que pode chegar acima de 90º. Essa transparência é conseguida graças à sua estrutura amorfa. Dentre todos os termoplásticos, o Policarbonato é o que possui maior resistência ao impacto, sem qualquer aditivação, a não ser os elastômeros.
Devido à sua grande resistência ao impacto, o Policarbonato é utilizado em muitas aplicações.
A produção das chapas utiliza a alta tecnologia da coextrusão, a qual, aumenta a resistência aos raios ultravioletas solares.
A temperatura de amolecimento (VICAT) do Policarbonato é de 150ºC, permitindo aplicações onde a temperatura de trabalho chegue a 130ºC, e a raios ultravioletas.
As chapas compactas apresentam densidade de 1,2g/cm3. Esta característica proporciona benefício de redução de custo com estruturas de fixação, transporte e mão-de-obra.
Obs: O policarbonato resiste a agentes químicos, sendo importante observar que alguns agentes podem causar danos quando em contato com as chapas por longo período de tempo.
Nota: A limpeza deve ser feita utilizando água morna, sabão neutro e esponja macia.

CARACTERÍSTICAS ÓTICAS

Com excelente qualidade de transparência, as características óticas da chapa possibilitam a sua utilização em aplicações as mais diversificadas.
Policarbonato Compacto tem um elevado grau de absorção das radiações ultravioleta pela presença importante do estabilizante U.V. que dá ao produto estabilidade durante longos anos, conservando praticamente inalteradas as suas características iniciais.

CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS

Além da construção civil, a chapa é largamente utilizada na área de componentes em equipamentos elétricos, devido às suas excelentes características elétricas (chassis, luminárias etc.).
A sua elevada estabilidade permite a utilização em situações onde ocorrem constante oscilações de temperatura e umidade ambiente.

MANUSEIO E INSTALAÇÃO

O manuseio da chapa é muito simples e permite que qualquer pessoa, desde que utilizando os equipamentos necessários, possa usinar e preparar a chapa para instalação.

USINAGEM

As chapas podem ser cortadas e furadas. Recomendamos serras de fita ou circulares e brocas fabricadas de aço carbono. Para as operações de corte e furação, as chapas devem estar fixadas em bancadas de trabalho, para que se evitem riscos. É importante que ao final da operação de corte as extremidades das chapas sejam levemente arredondadas, evitando o acúmulo de tensões residuais.

MONTAGEM

Para o processo de instalação das chapas podemos utilizar estruturas de alumínio, aço ou madeira disponíveis no mercado. A área de engastamento e os acessórios para fixação devem possuir guarnições de EPDM ou neoprene expandido, ou silicone neutro, além de vedar, auxiliam a fixação das chapas à estrutura.
·         A espessura das chapas deve estar de acordo com a área de instalação, e a carga que irão sofrer. Dicas para instalação de chapas compactas:
·         estrutura que irá acomodar a chapa deve estar limpa;
·         as dimensões da chapa devem estar de acordo com as dimensões da estrutura;
·         para estruturas curvas as chapas permite um raio de curvatura máximo de 100 vezes a sua espessura;
·         remover o filme de PE da superfície que entrará em contato com as guarnições;
·         o restante da superfície da chapa deve permanecer protegida pelo filme de PE até o final da obra.



Por: Larissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores