quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Contexto histórico dos polímeros e algumas aplicações no cotidiano

Leo Hendrik Baekeland

A história começa em 1839, quando foi descoberto o processo de vulcanização da borracha¹ pela Goodyear². Isso se deu a partir do látex, que é considerado um polímero natural, e que já era utilizado em larga escala na época. Após algumas outras descobertas, o primeiro polímero sintético foi fabricado em 1907, por Leo Hendrik Baekeland³, chamado de baquelite, a partir da produção de resinas de fenol-formaldeído. Isso fez com que a indústria dos polímeros não parasse de crescer.
Mas não é só de bens de consumo que essa indústria é marcada, pois, ela também salvou vidas: Durante a 2ª guerra mundial, a polimerização de N-vinilpirrolidona5, chamada de polivinilpirrolidona6 foi muito útil, pois, sua solução salina serviu como substituto do plasma sanguíneo dos soldados alemães, que se feriam nas batalhas.
Nos dias de hoje, a polivinilpirrolidona é muito utilizado em adesivos, indústria têxtil, cosméticos, lentes de contato e outros. O seu complexo com iodeto é utilizado como anti-séptico, e pode ser encontrado com freqüência. Além disso, ele é um polímero com baixo nível tóxico.

Uniformes de fórmula 1 possuem fibras poliméricas sintéticas

Os polímeros podem ser encontrados também na fabricação de roupas especiais, como o uniforme de astronautas, de corredores de F1 e roupas de mergulho, já que estes são compostos de fibras poliméricas sintéticas7.
Confira o ano de introdução de alguns polímeros no mercado:
Clique na imagem para ver ampliado.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Vocabulário

1. Vulcanização de borracha: A vulcanização consiste geralmente na aplicação de calor e pressão à uma composição de borracha, a fim de dar a forma e propriedades do produto final. Sem dúvida é a fase mais importante da indústria de borracha.

2.  Goodyear: atualmente, empresa que produz pneus.

3. Leo Hendrik Baekeland (Gante, 14 de Novembro de 1863 Beacon, 23 de Fevereiro de 1944) foi um inventor e empresário belga, considerado o pai da indústria do plástico. Entrou para a ainda recente indústria de plástico e desenvolveu a baquelite, um plástico à base de fenol e formaldeído até hoje usado em uma série de processos industriais.

4.  Resinas de fenol-formaldeído: polímero também chamado de Resina fenólica, suas características são - Alta resistência mecânica e térmica, boa resistência química; estabilidade dimensional. Pode ser utilizado na fabricação de: Engrenagens, pastilhas de freio, componentes no sistema de transmissão de carros e etc.

5.  N-vinilpirrolidona:  monômero da polivinilpirrolidona, ao contrário desta, é altamente tóxico.

6. Polivinilpirrolidona, também conhecido como PVP é um polímero solúvel em água, formado por cadeias de múltiplas vinilpirrolidonas. É usado como um veículo em muitos comprimidos farmacêuticos.

7.  Fibras poliméricas sitéticas: fibras obtidas a partir de polímeros sintéticos



Por: Daiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores